sexta-feira, 21 de outubro de 2011

ÓLEO DE FRITURA USADO

Óleo de cozinha usado é um dos vilões do meio ambiente. Além de contaminar a água, o óleo interfere diretamente no efeito estufa quando jagado direto no solo. Uma forma de reciclar ese óleo é usá-lo para fazer sabão.
Um litro de óleo de cozinha pode poluir cerca de 10.000 litros de água, mas algumas estimativas dizem que um litro de óleo pode poluir até um milhão de litros de água (essa quantidade de agua é aproximadamente o que uma pessoa consome em 14 anos) .
Acondicione o éleo usado em garrafas pet e encaminhe-o ao local de armazenamento específico (verifique junto a prefeitura de sua cidade os locais de coleta, aqui em Porto Alegre os teleones são: (51) 3289-6987 e 3289-6904) ou aproveite a receita aí em baixo e faça você mesmo um sabão para limpeza doméstica.


RECEITA DE SABÃO CASEIRO
A BASE DE ÓLEO DE FRITURA USADO
Ingredientes:
- 2 litros de óleo de fritura usado (bem coado)
- 1/2 litro de soda cáustica líquida
- 1 1/2 de água
- 250ml de álcool de farmácia
Preparo:
Coloque todos os ingredientes em uma vasilha (de preferência um balde) e mexa com uma colher de pau ou um cabo de vassoura, por mais ou menos 45 minutos, até obter uma massa cor de creme e consistente. Durante o processo vai soltar um líquido. Quando isso acontecer mexa mais devagar para não espirrar. Quando der o ponto jogue o líquido fora e coloque o sabão em uma forma e risque o tamanho das barras que desejar. Deixe secar por 8 dias. Use somente deste período. Obs.: (este produto não vai ao fogo). Quanto mais tempo demorar para você usá-lo, osabão ficará mais claro.

Importante: Ao manusear produtos químicos, use sempre luvas de borracha, óculos de proteção e máscara.


Imagem do site mundovital.com.br

0 comentários: